Adaptação
Antiga Viação Férrea ganha novo terminal de ônibus
Mudança é motivada pelas alterações no trânsito da rua Dom Pedro II
Paulo Rossi -
As mudanças no trânsito da rua Dom Pedro II começaram nesta terça-feira (8). A inauguração de um novo terminal de ônibus está entre as alterações implementadas pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Pelotas (STT). A parada, antes na rua Dom Pedro II, agora funciona na antiga Viação, na praça Rio Branco. Além disso, foram modificados os sentidos da rua Dom Pedro II. Estão proibidas conversões à esquerda, desde o entroncamento da rua com a avenida Saldanha Marinho até o final da via.
Antes da mudança, os usuários do transporte público embarcavam e desembarcam dos ônibus na rua Dom Pedro II, em frente ao supermercado Guanabara. Já a nova parada fica alguns metros adiante, ao lado do estacionamento do supermercado. Está prevista também, para o novo espaço, a construção de um local de convivência para os trabalhadores dos ônibus. Além disso, a região também deve receber a sede do Prati (atualmente na avenida Bento Gonçalves).
O local, antes pertencente ao Guanabara, foi adquirido pela prefeitura de Pelotas através de uma transferência de potencial construtivo. A prefeitura passa a usufruir do espaço e, em troca, aumentará o potencial de construção de outra área da empresa, ainda a ser definida.
Apesar de possuir estrutura superior ao antigo terminal, o novo espaço preocupa os usuários do transporte público por outros motivos. A falta de segurança é o principal medo de quem tem a espera na parada de ônibus como parte da rotina. O comerciante e estudante da UFPel Marcelo Antunes, 35, utiliza a área todos os dias e não aprovou a mudança: “O lugar é sem dúvida mais perigoso”, opina. A auxiliar de enfermagem Lorezi Rodrigues, 60, concorda: “Se for bem sinalizado, iluminado, com guardas, é uma coisa. Mas sem isso, o lugar é muito perigoso e afastado”.
Alterações no trânsito
Depois da reorganização, foram modificados os sentidos da rua Dom Pedro II. Estão proibidas conversões à esquerda, desde o entroncamento da rua com a avenida Saldanha Marinho até o final da via. A mudança também começou a valer nesta terça. Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Flávio Al Alam, o objetivo da ação é a melhoria no fluxo do trânsito. “Antes estava muito complicado. A reorganização traz segurança e tranquilidade”, analisa.
Apesar de motoristas e pedestres ainda estarem em fase de adaptação, a alteração funcionou bem no primeiro dia. “Aqui era costume ter muitos acidentes. Agora, bem sinalizado, acredito que vai ser muito bom”, opina o mecânico Cris Quintana, 42 anos. “Está melhor para o pedestre”, analisa o açougueiro Paulo Maurício, 38. Fiscais de trânsito estarão no local até o fim desta semana para orientar motoristas e pedestres. Nesta quarta-feira, a partir das 11h a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) visitará o local para avaliar as mudanças.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário